Mês: outubro 2022

  • Moradores de Jeriquara terão transporte gratuito para doação de sangue neste sábado (29)

    O próximo sábado, dia 29 de outubro, será um dia especial para os doadores de sangue. Os moradores de Jeriquara terão transporte gratuito para participar da campanha Doe Sangue, Salve Vida.
    O transporte sairá de Jeriquara às 7 horas. Mais informações podem ser obtidas com o vereador Riberão, pelo telefone (16) 99217 6085 e com a Elaine Glegorio, por meio do número (16) 99158. 4832.
    A Prefeitura Municipal e a Câmara dos Vereadores e apoiam a importante ação.
  • Prefeitura de Jeriquara e CPFL Paulista plantam mais de 260 árvores em ação do Projeto Arborização + Segura

    A Prefeitura em parceria com CPFL Paulista dá continuidade ao projeto de embelezamento seguro de ruas e avenidas de Jeriquara por meio do Programa Arborização + Segura. Em fevereiro, 100 mudas já haviam sido doadas para o poder público e em setembro foram iniciadas as ações de substituição gradativa de árvores, com o plantio de mais 160 mudas adequadas ao ambiente urbano, visando a segurança dos cidadãos, das instalações e o reordenamento da arborização urbana.

     

    A CPFL Paulista disponibilizou as espécies adequadas e as equipes técnicas do poder público municipal direcionam o planejamento e implementação. Em áreas afastadas da rede de energia elétrica, são criados espaços amplos de recomposição florestal com espécies de grande porte.

     

    Um dos pontos centrais do projeto é a escolha das espécies implantadas sob a rede de energia elétrica, priorizando espécies de menor porte, como Araçá, Aroeira Salsa, Chal-chal, Ipê-branco, Ipê-amarelo, Pitangueira, Quaresmeira, Cambuí, Chá-de-bugre, Goiabeira, Guabiroba, Guabiju, Manacá-da-Serra, Extremosa, Escova-de-garrafa, Cereja-do-rio grande, Caroba e Cambuí.

     

    A distribuidora identifica espécies de árvores que se enquadram no perfil crítico para risco de interferência e em desacordo com as infraestruturas urbanas, em cada município, e apenas são substituídos os exemplares autorizados pelo poder público municipal.

     

    A CPFL faz, ainda, um alerta para que a população se conscientize em relação ao porte das árvores plantadas em vias públicas, principalmente próximas à rede elétrica, por conta própria.

     

    O gerente de Meio Ambiente da CPFL, Robson Tanaka, afirma que “as ações, em parceria com as prefeituras municipais, são fundamentais para trazermos mais segurança à comunidade, maior confiabilidade ao sistema elétrico e a revitalização gradativa da arborização urbana.”

     

    Vale destacar que todas as ações de manejo e intervenções junto a vegetação realizadas pela CPFL Paulista seguem critérios técnicos e diretrizes da ABNT NBR 16246-1, as quais devem ser compatibilizadas com as diretrizes da ABNT NBR 15688:2012, que traz os espaçamentos mínimos entre rede e vegetal pelo aspecto técnico operativo da rede, sendo realizadas visando ao menor impacto visual e ambiental possíveis.

     

    As equipes são devidamente treinadas e capacitadas, o ferramental utilizado é adequado para a atividade e possuem as respectivas licenças ambientais dos órgãos competentes.

     

    O Programa Arborização + Segura leva, também, benefícios como sombreamento e melhor controle da temperatura urbana, melhoria da qualidade do ar e redução da poluição visual.

     

    Segurança – Consciente da importância em manter um trabalho permanente de orientação para a população, as distribuidoras do Grupo CPFL, trabalham fortemente na campanha de segurança “Guardião da Vida”. Além de dicas e conselhos para a população em geral e trabalhadores dos centros urbanos, a campanha traz informações sobre os cuidados que devem ser levados em consideração ao executar um trabalho de poda. Confira algumas dicas de segurança:

     

    Jamais faça podas quando a árvore estiver muito próxima da rede elétrica ou os galhos tocando nos fios.

    Nos casos em que galhos ou copa de árvores estejam oferecendo riscos e danificando os fios de energia elétrica, solicite avaliação da RGE através dos canais de atendimento da empresa.

    Para que seja possível uma intervenção imediata, caso ocorram faíscas na rede elétrica, a comunicação deve ser feita na Central de Atendimento da distribuidora.

    Em dias de chuva, temporais e fortes ventanias, é comum que galhos de árvores interfiram na rede elétrica, danificando os fios e postes de energia. Nestes casos, se houver interrupção no fornecimento de energia, o cliente deve utilizar o serviço Falta de Energia para comunicar a situação e nunca realizar poda nessas condições.

    A responsabilidade pelas podas de árvores é da Prefeitura Municipal. As empresas do Grupo CPFL realizam podas somente em casos de extrema necessidade, como em situações emergenciais de risco para a população e a rede elétrica.

    Na dúvida entre sempre em contato através de um dos nossos canais de atendimento e receba orientações para uma construção segura.

    Sobre a CPFL Energia. A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

     

    Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.

     

    Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

     

    A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

  • Outubro Rosa: prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

    O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, é celebrado anualmente desde os anos 90. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

    O que é?
    É o tipo de câncer mais freqüente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno.

    Como a mulher pode perceber a doença?
    O sintoma do câncer de mama mais fácil de ser percebido pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

    Como descobrir a doença mais cedo?
    Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!

    O que é o exame clínico das mamas?
    É o exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mesmas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.

    O que é mamografia?
    È um exame muito simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

    O que pode aumentar o risco de ter câncer de mama?
    Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter um câncer de mama. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.

    O auto-exame previne a doença?
    O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no auto-exame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde!

    O que mais a mulher pode fazer para se cuidar?
    Ter uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Essas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer.

     

    Fontes:

    Blog da Saúde

    Instituto Nacional de Cancer José Alencar Gomes da Silva

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo