Mês: novembro 2022

  • Boletim Oficial – 23 de novembro de 2022

    Para denunciar, basta ligar para o número (16) 9.9721-7075, e fornecer os detalhes do tipo de ocorrência e localidade. Uma equipe da Prefeitura e Polícia Militar irá ao local da denúncia para averiguar os casos e adotar as medidas necessárias para o cumprimento das legislações

    Vamos todos nos prevenir, use máscaras e saiam de casa somente o necessário.

  • Prefeito assina projeto Recompondo Saberes em parceria com SESI

    No dia 18 de novembro de 2022, o prefeito Eder Luiz Carvalho Gonçalves juntamente com a Primeira dama Joelma Costa Morais Gonçalves, a Diretora de Departamento de Educação Maria Eli Marçula Soares Sampaio, a assessora de Departamento Fabiana de Carvalho Gonçalves Pastre e a Diretora Sueli Rizzieri Barbosa participaram de um evento Sinfonia das Letras no Centro Cultural Sesi Ribeirão Preto, onde o prefeito assinou o Projeto Recompondo Saberes  para as escolas do Ensino Fundamental I  II para o próximo ano letivo (2023).

    O Sesi fez a doação de 700 livros para nossas bibliotecas do Ensino Fundamental I e II. O evento foi muito produtivo, com a participação da autora Maria Amélia Dalvi em uma excelente bate-papo para o ensino nas escolas.

  • Prefeitura de Jeriquara Realiza Formatura do Proerd

    Prefeitura Municipal de Jeriquara através do Departamento de Educação do Município realizou ontem (17/11) a formatura dos alunos participantes do programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

    O programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo nas unidades escolares junto aos alunos que lecionam no 7º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo a tomada de decisões, estabelecimentos de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos, conduzido por policiais militares contando com a ativa e importante participação dos educadores, as quais atuam como divulgadores das idéias do projeto para as demais salas de aula, além dos pais que alcançam o programa na família.

    O objetivo do PROERD é prevenir o uso e abuso de drogas, por intermédio de orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas licitas ou ilícitas. Os instrutores do programa encontram-se perfeitamente adaptados para esses ambientes, uma vez que trabalham com as necessidades de afeto, atenção e reconhecimento das crianças.

  • Prefeito Eder assina convênio para pavimentação da estrada Jeriquara/Ribeirão Corrente

    O prefeito Eder Luiz Carvalho Gonçalves junto com a Prefeita de Ribeirão Corrente Aninha Montanher, estiveram no DER/SP (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo) na cidade de Ribeirão Preto para assinatura do Convênio para Pavimentação da Estrada que liga Jeriquara a cidade de Ribeirão Corrente.

    O investimento será de aproximadamente R$ 23 milhões de reais e irá beneficiar vários agricultores do nosso município. Agora o acesso de três municípios (Jeriquara, Ribeirão Corrente e Cristais Paulista) ficará totalmente asfaltado, garantindo comodidade e segurança no tráfego de toda a região.

    “Deixo aqui o meu agradecimento ao nosso governador Rodrigo Garcia e ao coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Regional Maciel da Rocha, por essa grande obra em nosso município”, disse o Prefeito Eder.

  • Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

    O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

    O que é a próstata?

    É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

    Sintomas:

    Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

    • dor óssea;
    • dores ao urinar;
    • vontade de urinar com frequência;
    • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

    Fatores de risco:

    • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
    • raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
    • obesidade.

    Prevenção e tratamento:

    A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

    A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

    Fontes:

    Agência Brasil

    Sociedade Brasileira de Urologia

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo