SETORES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL PREPARAM ATIVIDADES DO “OUTUBRO ROSA”

União entre vários setores da Administração Municipal de Jeriquara irá definir nos próximos dias as atividades que serão oferecidas em comemoração ao “Outubro Rosa” – cujo objetivo é o de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.

As ações que serão realizadas serão compartilhadas entre o Setor de Saúde do município (com os Programas de Estratégia da Família – ESF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF) e Setores Sociais (Serviço Social/Assistência Social e também do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS).

O Câncer de Mama é o 2º câncer que mais atinge as mulheres no Brasil e no mundo – de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ele aparece quando há uma mutação genética em alguma célula, que causa a multiplicação desenfreada de células anormais. Tal multiplicação forma um tumor que pode crescer muito rapidamente, mas também pode ter um curso lento. Alguns fatores podem influenciar as chances de desenvolver o câncer, como ter menstruado antes dos 12 anos de idade, não ter filhos, ter engravidado pela primeira vez após os 30 anos, não ter amamentado, ter feito reposição hormonal, entre outros.

Para prevenir a ocorrência crescente do Câncer de Mama, além de todos os cuidados necessários no dia a dia, outubro foi escolhido o mês de intensificação da conscientização sobre o problema, tendo sido intensificada as atividades que despertem ainda mais as mulheres para a necessidade de constantes cuidados e exames. Sendo assim, o “Outubro Rosa” tem uma importante função social para tal objetivo.