PREFEITURA DE JERIQUARA APOIA CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

A Prefeitura de Jeriquara através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Hemocentro de Franca, mobilizou a população com o objetivo de reforçar a participação nas doações e aumentar o estoque do banco de sangue do Hemocentro de Franca. A Campanha de Doação de Sangue foi realizada no último sábado (16/02).

A mobilização reuniu vários munícipes, correspondendo de forma positiva para a companha. O contingente de participantes terá o papel multiplicador dentro da sociedade para despertar a consciência de que doar sangue é um ato de humanidade e que deve ser praticado não apenas em ocasiões especiais, mas permanentemente durante todo ano.

O prefeito Eder Luiz Carvalho Gonçalves salientou a bela inciativa e a importância da doação com intuito de salvar vidas.

Requisitos para ser doador

– Documento com foto

– Pesar mais de 50 kg

– Idade: entre 18 e 67 anos (menores de idade devem estar acompanhados do pai/mãe ou responsável)

– Alimentar-se bem com café da manhã (não estar em jejum)

– Não consumir bebida alcoólica nas últimas 24h

Não pode fazer a doação:

– Quem fez tatuagem ou colocou piercing no período de 1 ano

– Quem realizou cirurgia no período de 1 ano

– Mulheres que estão em período de amamentação

– Outros impedimentos serão relatados durante a entrevista clínica.

Tipos sanguíneos:

Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal)

O Hemocentro de Franca fica localizado na Av. Dr. Hélio Palermo, 4181 – Recanto do Itambé, Franca – SP, telefone: (16) 3402-5000