PROERD REALIZA FORMATURA DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Drogas e juventude são assuntos discutidos por pais, filhos e educadores. Partindo dessa polêmica, foi criado em 1992, no Rio de Janeiro, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O modelo, que teve origem nos Estados Unidos, em 1983, é desenvolvido em mais de 58 países. Estudantes do quinto e sétimo ano do ensino fundamental das redes públicas e particular são os alvos do programa, que tem como lema Manter Nossas Crianças Longe das Drogas.

Através do Proerd é promovido o curso com apostila, ministrado por policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com professores, estudantes e comunidade. Com ênfase na prevenção ao uso de drogas, as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Na EMEB Wanderit Victal Ferreira Alves, o projeto foi reabilitado esse ano de 2019 e teve a participação ativa da Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal e todos os funcionários da escola. De acordo com a solenidade que aconteceu no dia 11 de novembro, houve a leitura das melhores redações, apresentação do coral com a música: Linda Juventude de Flávio Venturini, ensaiado pelos professores Lázaro José Santiago e Eliziane Cristina Gomes, fizeram o juramento simbólico do Proerd, a entrega dos certificados e a canção do projeto.