Saúde

PARCERIA ENTRE PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO TRAZ CARRETA DE MAMOGRAFIA A JERIQUARA

Jeriquara está recendo a carreta do Programa Mulheres de Peito, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde com apoio da Prefeitura. O serviço ficará entre os dias 02 e 06 deste mês na Praça da Bíblia.

O atendimento é aberto a mulheres acima de 35 anos e não necessita agendamento prévio. O objetivo do projeto é conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame do câncer de mama, facilitar o acesso à mamografia e garantir rápido tratamento, caso haja a confirmação do diagnóstico.

As mulheres devem levar cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e RG para solicitar a senha de atendimento.

“Essa parceria é muito importante para propiciarmos os exames preventivo às nossas munícipes, também agradecemos o empenho da Deputada Dra. Graciela e ao Vereador Alberico Nonato por essa conquista”, destaca o prefeito Eder Luiz Carvalho Gonçalves.

Prevenção

A detecção precoce do câncer de mama pode salvar vidas, sendo que o autoexame, aquele feito pela própria mulher, é o método mais eficaz de prevenção. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde, atualmente, por 28% dos casos novos a cada ano.

Relativamente raro antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente acima desta idade, especialmente após os 50 anos. Os principais fatores de risco relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama são: falta de atividade física, tabagismo, má alimentação, peso corporal acima do indicado, fatores ocupacionais, bebidas alcoólicas, exposição solar, radiações e medicamentos.