Assistência Social

Prefeitura Municipal de Jeriquara e CRAS promovem campanha contra a violência doméstica e familiar

A Prefeitura Municipal de Jeriquara, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou nesta quarta-feira, dia 23, uma campanha especial de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. O evento teve como objetivo principal intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre a urgente necessidade de erradicar a violência contra a mulher, além de divulgar os serviços especializados da rede de atendimento às mulheres em situação de violência e os mecanismos de denúncia disponíveis.

A campanha teve início no CRAS, onde foi promovida uma oficina de confecção de cataventos, que simbolizam a harmonia e o respeito na convivência familiar. Além disso, foi realizada uma roda de diálogos para discutir as diferentes formas de violência e a importância da sororidade como ferramenta para transformar essa realidade. Posteriormente, os participantes se uniram em uma caminhada coletiva até a praça central da cidade, onde cada um plantou seu catavento como um gesto simbólico de mobilização de toda a comunidade de Jeriquara.

A praça central continuará sendo um símbolo da campanha ao longo do mês, com faixas informativas e os cataventos produzidos durante a oficina decorando o espaço público. A mensagem é clara: todos estão unidos na busca por uma Jeriquara melhor, onde a violência contra a mulher não tenha lugar.

O evento contou com a presença ilustre da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Jeriquara, Joelma, bem como da vice-prefeita Aninha. A programação foi diversificada e envolvente, incluindo palestras e rodas de conversa enriquecedoras, uma oficina criativa para confeccionar os cataventos lilás, símbolo da luta contra a violência de gênero, além de uma atividade na praça central, onde os cataventos foram expostos no jardim, proporcionando um ambiente de reflexão e engajamento.

A iniciativa foi encerrada com um momento de confraternização e lanche, reforçando a importância do trabalho conjunto para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

A Prefeitura Municipal de Jeriquara e o CRAS reafirmam o compromisso de continuar promovendo ações e eventos que visem a conscientização e a erradicação da violência doméstica e familiar, fortalecendo os laços da comunidade em prol de um futuro sem violência contra a mulher.