Prefeitura de Jeriquara Realiza Formatura do Proerd

A Prefeitura Municipal de Jeriquara, por meio do Departamento de Educação do Município, realizou no último dia 05 de junho a cerimônia de formatura dos alunos que participaram do programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência).

O PROERD é um programa de educação preventiva contra o uso de drogas, que tem como objetivo evitar que crianças e adolescentes comecem a usar substâncias ilícitas. O programa ensina técnicas para resistir à pressão dos colegas, ajudando as crianças a terem uma atitude positiva em relação à vida.

O PROERD é um programa estratégico e preventivo, realizado em parceria com as escolas, com o auxílio de policiais fardados e professores. Ele busca educar as crianças em seu ambiente natural, a escola, e promover o respeito às autoridades e às leis, mostrando o policial como um amigo confiável.

O programa é aplicado nas escolas em parceria e é direcionado a crianças de 5 a 12 anos. Para os alunos entre 10 e 12 anos, o programa tem duração de 10 semanas, com uma aula por semana, ao longo de um trimestre letivo. Os instrutores do PROERD são policiais militares fardados, que contam com a participação ativa dos professores, responsáveis por disseminar as ideias do programa para as outras salas de aula, além do envolvimento dos pais, levando o programa para a família.

As lições do programa visam o desenvolvimento da autoestima, o controle do estresse, a civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos colegas, bem como às formas de abordagem de estranhos oferecendo drogas às crianças e adolescentes. O sucesso do programa depende da perfeita integração entre a escola, a família e a polícia.

Estiveram presentes na cerimônia o prefeito Eder Luiz, a primeira-dama Joelma, a vice-prefeita Aninha, os vereadores Titica, Luiz Paulo, Júlio e Ismael, o Sargento da PM Júlio César Zuliani, o Capitão PM Jean Gustavo Cintra, o Sargento Valdir, representante do Conselho Tutelar, e o Sr. José Eurípedes da Silva, ex-presidente do CONSEG.