Fundo Social

“SETEMBRO AMARELO” É TEMA DE PALESTRA EM JERIQUARA

Coordenador do CVV proferiu a palestra a convite do Fundo Social

Para marcar o “Setembro Amarelo” (mês de prevenção ao suicídio) o Fundo Social de Jeriquara preparou uma palestra que foi ministrada pelo Coordenador do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Franca. O evento ocorreu neste dia 13/09 e foi oferecido principalmente ao Serviço de Convivência de Adolescentes – Programa de Trabalho ligado ao Fundo Social Municipal.

O CVV é uma entidade que realiza trabalhos de apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Em sua palestra no município Moraes abordou assuntos como a importância de se pedir ajuda, bem como oferecer ajuda em casos de alguém que estejam pensando em suicídio. Na ocasião Moraes explicou também sobre os trabalhos prestados pelo CVV, cujo foco não é o suicídio e sim a busca por ajuda e pela valorização da vida. “Este é um problema que vem crescendo e precisa de atenção. O uso da cor amarela é para alertar. Criamos ações que ajudam as pessoas a identificarem essas situações. O suicídio não é um combate e sim um processo de prevenção”, explanou Moraes.

Qualquer cidadão pode ser atendido pelo CVV, bastando para isso usar um dos canais disponibilizados. Atualmente ocorreu uma mudança do número para as ligações realizadas para o Centro de Valorização da Vida e as ligações utilizam o número 188 para que as ligações sejam gratuitas, podendo ser feita de qualquer aparelho e lugar. O número novo é 188 e a mudança está sendo gradativa. Até novembro, mais de 40 cidades já devem estar com acesso ao novo número e Franca é uma delas. Porém, o novo número ainda não passou a valer e os usuários devem se utilizar ainda do número (16) 3721-4111.