NOTÍCIAS

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado no Brasil em 18 de maio. Essa data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 em homenagem a Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina brasileira de oito anos que foi sequestrada, violentada e brutalmente assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

 

O objetivo desse dia é conscientizar a sociedade sobre a importância de prevenir e combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. É uma oportunidade de mobilizar diversos setores da sociedade, como governos, organizações não governamentais, escolas e comunidades, para discutir o tema, divulgar informações e promover a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

 

Durante o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, são realizadas diversas atividades, como palestras, debates, campanhas educativas, panfletagens e mobilizações sociais. O objetivo é chamar a atenção para a gravidade desse problema e incentivar a denúncia de casos de abuso e exploração sexual, além de fornecer orientações sobre como identificar sinais de violência e onde buscar ajuda.

 

Vale ressaltar que a proteção das crianças e adolescentes contra a violência sexual é responsabilidade de todos. Caso você presencie ou suspeite de alguma situação de abuso ou exploração sexual, é fundamental denunciar. No Brasil, o Disque 100 é um canal de denúncias que funciona 24 horas por dia e é gratuito. Além disso, é possível buscar apoio junto aos Conselhos Tutelares, Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente e outras instituições que lidam com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo